Diferencial

Horário:

+

Para melhor adequação das rotinas dos papais e mamães, a escola CORUJINHA oferece os seguintes horários:

Período Integral (12h30min): das 6h30min às 19h00min

Turno Semi-integral manhã (6h): das 7h às 13h

Turno Semi-integral tarde (6h): das 13h às 19h

Funcionamento durante todo o ano:

+

Para a tranquilidade dos pais, a escola permanece aberta em todos os períodos do ano, inclusive meses de janeiro e fevereiro. Não fazemos recesso na semana entre natal e ano novo e não estendemos os feriados.

Escola Bilíngue Inglês - Português:

+

Método com imersão diária e vivências na língua inglesa.

Linguagem oral/escrita:

+

A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos fundamentais para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. Constituindo espaços de ampliação das capacidades de comunicação, de expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Por meio destes elementos, a ESCOLA CORUINHA objetiva para às crianças:

Familiarizar-se com a linguagem escrita em situações de leitura feita pelos adultos, em experiências com textos de diferentes gêneros.

Disponibilizar-se a escutar e compreender o discurso do outro; usar com segurança a palavra; a manifestar-se diante do grupo.

Respeitar o direito dos outros de ter as próprias ideias.

Confiar na capacidade de se comunicar e de expressar suas próprias ideias.

Usar corretamente o repertório linguístico próprio da sua faixa etária.

Realizar as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita.

Cantinhos de leitura:

+

Em todas as salas de aula serão disponibilizados livros e outros materiais impressos (gibis, revistas, jornais) adequados a cada faixa etária, visando favorecer a proximidade das crianças com o universo letrado e suas inúmeras possibilidades de aprendizado e relações que podem vir a estabelecer, inclusive com suas vivências.

Matemática

+

O trabalho com noções matemáticas esta ligado às necessidades da própria criança de construir conhecimento. Tem a finalidade de proporcionar oportunidades para o aluno a fim de que possa se comunicar, utilizando a linguagem oral e a representação por meio de desenhos e da linguagem matemática.

Educação financeira:

+

Trabalhada de forma transversal, o objetivo da educação financeira infantil é fazer com que as crianças conheçam o valor do dinheiro e aprendam a fazer boas escolhas com as possibilidades que terão na vida. Tudo de forma lúdica e significativa para cada faixa etária. Poupar água e energia é um exemplo usado para desenvolver esta ideia.

Iniciação cientifica:

+

Sabendo da ampla curiosidade que as crianças têm sobre o mundo e entendendo que desde muito cedo passam a interagir com recursos tecnológicos, a ESCOLA CORUJINHA busca estimular o desenvolvimento de pesquisas, ampliando o campo de descobertas e a busca para a construção de novos saberes.

Relações sociais:

+

Enquanto a família transmite valores, é nos relacionamentos fora de casa, com seus iguais, que a criança aprende a socializar de verdade, a se virar, a dividir e a fazer concessões. Alguns dos aspectos desenvolvidos neste tema serão: cooperação, solidariedade, respeito, gentileza, ajuda mútua e reciprocidade.

Yoga:

+

Música:

+

Teatro:

+

Por meio de jogos, exercícios e brincadeiras, nas aulas de Teatro buscaremos desenvolver a aprendizagem das crianças de modo lúdico. Entendemos que a área de Teatro compreende como princípios orientadores o fazer teatral pelo jogo, a construção do conhecimento e a aprendizagem pela experiência criativa e a construção do sentido por meio do lúdico.

Além de promover a interação entre as crianças, o processo artístico, como produtor de discurso e fomentador de leituras de mundo, permite que a criança experimente diversas formas de expressão.

Teatro de fantoches:

+

Instigando a imaginação e criatividade, na Oficina de fantoches a criança terá contato com a criação e manipulação de fantoches. Desenvolvendo a expressão oral e artística, o teatro de fantoches convida a criança para o mundo do faz-de-conta.Em estado de jogo, brincando, a criança experimenta situações, enriquecendo suas experiências. Na construção dos fantoches, utilizando materiais reciclados, ainda são desenvolvidas noções de sustentabilidade e cooperação no trabalho em grupo.

Artes:

+

Serão elaboradas atividades artísticas e propostas às crianças, tendo sempre como norteador do trabalho um artista e/ou uma temática, em que materiais e elementos adequados ao grupo possam ser utilizados.

Educação ambiental e Sustentabilidade:

+

Temas que vão estar presentes na proposta da escola e que, de forma lúdica, concreta, individual e coletiva serão trabalhadas, visando o despertar de ações em prol do meio em que vivem (moradia, escola e cidade).

Oficina de brinquedos de sucata:

+

Nessa oficina será oportunizada a criação de brinquedos, jogos, objetos, roupas customizadas, entre outras ideias que surgirem, sempre dentro da proposta de utilizar materiais recicláveis, visando o desenvolvimento de uma consciência voltada para a preservação do Meio Ambiente.

Horta vertical/horizontal:

+

A escola tem, dentro de sua proposta, momentos conduzidos pela Nutricionista e/ou Professoras, com a participação das crianças na produção de seu próprio alimento.  Um dos meios utilizados é a construção de hortas, em que participam do preparo da terra, do plantio, dos cuidados, da colheita e, posterior degustação.

Feirinha orgânica:

+

A organização desta feira é baseada na lógica do desenvolvimento sustentável, produção e consumo. Pautados na valorização do ser humano e respeito à natureza.

Alimentação saudável:

+

Preparada na própria escola, seu cardápio saudável elaborado, semanalmente, por nutricionista com ampla experiência em alimentação infantil, atende às específicas fases de crescimento, pensado sempre no despertar de hábitos saudáveis com experimentação de novos sabores. Todas as refeições são preparadas diariamente. Nossa cozinha tem rigorosas normas de higiene.

Oficina de culinária:

+

Buscando despertar novos sabores de forma globalizada, a nutricionista e as professoras organizam, periodicamente, oficinas de culinária, desenvolvendo receitas de acordo com a proposta da escola de uma alimentação saudável, bem como, utilizando no seu preparo, alimentos produzidos nas hortas da escola.

Psicomotricidade:

+

Ballet:

+

Capoeira:

+

Natação:

+

Pscicopedagoga:

+

Nutricionista:

+

Será realizada uma entrevista com os pais para informações sobre alergias, intolerâncias, etc. Caso seja necessário, as cinco refeições diárias e dietas especiais serão elaboradas conforme as individualidades sempre mantendo a qualidade e o padrão da escola.

CASA NA ÁRVORE:

+

Projetada especialmente para a faixa etária atendida, proporciona momentos de lazer e criatividade. Localizada no PÁTIO FLORESTA, que remete às brincadeiras do passado.

CONTAINER-PLAYGROUND:

+

Moderno e sustentável, usado também nos dias de chuva, totalmente seguro, oferecendo desafios com jogos diversificados.

Brinquedos:

+

Desde brinquedos criados pelos próprios alunos com materiais reciclados até os mais modernos do mercado, todos buscam uma abordagem educativa e pedagógica, de forma a contribuir para a autonomia e o desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos. Em quantidade que atenda às demandas dos pequenos, acessíveis e adequados para cada faixa etária.

Segurança externo/interna:

+

Contamos com empresa de segurança que faz o monitoramento da escola. Além de um segurança da escola em período integral  que acompanha a entrada e saída dos Pais.  Estrutura plana e sem degraus. Janelas, portas, móveis e materiais pensados e planejados para proporcionar total segurança às crianças. A entrada e a saída da escola são monitoradas por câmeras de vigilância e somente os responsáveis, ou pessoa devidamente autorizada previamente por escrito, poderão buscar a criança na escola.

Monitoramento por câmeras:

+

Todos os ambientes da escola possuem câmeras de vigilância que são facilmente acessadas pelos pais através de um aplicativo instalado nos seus celulares.

Transparência:

+

Os pais podem visitar a escola sem restrição ou prévio aviso. As portas das salas de aula têm ampla visualização, feitas com vidro especial para observar o que os pequenos estão fazendo em todos os momentos do dia.

Proprietários com participação direta no atendimento:

+

Presença diária e participação direta dos proprietários da escola nos cuidados com as crianças, com especial atenção à higiene, à saúde, à alimentação e ao trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido dentro e fora da sala de aula.

Salas de aula climatizadas:

+

Todas as salas possuem iluminação e ventilação natural. Também estão equipadas com climatizadores de ar Split.

Sem TV nas salas:

+

Não há televisores nas salas de aula.  Projetos pedagógicos desenvolvidos pelas professoras que, eventualmente necessite de demonstrações visuais, serão realizados com um projetor específico para este fim.

Ótima localização:

+

Localizada em uma zona nobre, próxima às principais avenidas da cidade e de fácil estacionamento.

Berçário:

+

Com profissionais qualificados e com experiência nesta faixa etária, cada detalhe do espaço do berçário foi planejado pensando no conforto e segurança dos bebês. Equipado com piso vinílico (piso térmico, antibacteriano, antiderrapante, que não possui emendas e de fácil higienização), seja na sala de repouso, ambiente de estimulação, fraldário ou lactário.

Hall do berçário:

+

Este espaço foi planejado para receber os pais e os bebês. É nele que, obrigatoriamente, será feita a higiene necessária para entrar no berçário. Também possui local para amamentação.

Solário:

+

Solário temático MINICIDADE para crianças de 0 a 2 anos.

Equipado com casas, pista para carros e motos. Todo revestido de grama artificial para proporcionar maior higiene e segurança para os bebês que estão engatinhando ou começando a andar, já que ela não é escorregadiça, o que evita que um bebê caia e se machuque. Com ela os pequenos podem deitar e rolar sem problemas e perigos, pois tem uma superfície mais suave do que gramas naturais.

Acessibilidade:

+

A escola foi construída para oferecer pleno conforto a todas as crianças. Contando com rampas de acesso e banheiros adequados às exigências legais.

Copyright - Escola Corujinha -

Rua São José 737 Bairro São José – São Leopoldo